ICJ assume compromissos no Seminário Regional de Superação da Violência

“Vamos dar as mãos erguer as bandeiras,

vamos cirandar em defesa da vida das companheiras”

Impulsionadas/os pela Campanha da Fraternidade 2018 e em sintonia com a Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra a Mulher promovido pela Pastoral da Juventude (PJ), nós do Instituto Catarinense de Juventude – ICJ juntamente com a Rede Marista de Solidariedade, as Pastorais Sociais, Rede Cáritas de SC,  Pastoral da Juventude Regional Sul 4 e todas as mulheres e homens preocupados com o aumento da violência contra a mulher, nos encontramos nos dias 7 e 8 de dezembro no Seminário Regional de Superação a Violência, para refletir e avançar nos debates referente superação da violência.

Devido aos índices alarmantes da violência contra a mulher é necessário sim falarmos sobre o assunto e reconhecer a origem desse ciclo, onde o conceito de sociedade patriarcal tem como sustentação a exploração, opressão e dominação da mulher.

O desafio continua. Saímos inquietas/os no trabalho realizado em grupo e apontamos estratégias para avançarmos esse debate. Em 2019 faremos rodas de conversas e demais ações locais a fim de ouvir as mulheres proporcionando espaços de compreensão histórica da realidade e unindo forças para cada vez mais reafirmar que lugar de mulher é onde ela quiser!

O ICJ apoia todo esse movimento pela causa de superação da violência e seus participantes assumem juntamente com os parceiros a fazer ressoar nos chãos das comunidades, grupo e coletivos de nosso estado que Basta de Violência e extermínio de nossas companheiras!

Texto de Ana Karla Alves