ICJ apoia Seminário Diocesano realizado em Lages

Texto: Adrieli Albertti – Núcleo ICJ Lages

No último sábado (4/5) aconteceu em Lages/SC o Seminário Diocesano pela Superação da Violência e o Protagonismo Juvenil e das Mulheres, realizado no salão da capela São Cristóvão. O evento aconteceu durante todo o dia, com a presença de 5 representantes de cada uma das paróquias que fazem parte da diocese de Lages, além de representantes das pastorais sociais, da Pastoral da Juventude, do Clube das Soroptimistas, da Cáritas, da comissão da Mulher Advogada da OAB e do Instituto Catarinense de Juventude, que apoiou a realização do evento, além de outras entidades.

Durante a manhã, Joseanair Hermes realizou uma fala explicando sobre o projeto e os tipos de violência que atingem as mulheres e em seguida realizou-se um painel com exposições sobre as diversas realidades das mulheres, contando com a presença de Neide Furlan, do MPA, que abordou a realidade da mulher do campo, Erli Camargo que narrou sobre seu projeto com mulheres periféricas no bairro Dom Daniel, Maria Waltair que explanou sobre a realidade das meninas e adolescentes, Irmã Wanderleia Dalla Costa que apresentou os projetos da Rede Um Grito Pela Vida e Marcia Neto apresentou sua experiência com grupo de mulheres de economia solidária na Casa de Gente.

Ao longo da tarde, o Soldado Marlon da Rede Catarina, debateu com os participantes sobre orientações para a prevenção da violência doméstica e relatou sua experiência neste um ano deste projeto da Polícia Militar. Posteriormente, Lara Kathelen e Rithyele Oliveira dos Santos, representando a Pastoral da Juventude explicaram sobre a campanha nacional de enfrentamento aos ciclos de violência contra a mulher.

Após, houveram rodas de conversas entre as paróquias e entidades para pensar em como aplicar a cartilha e o projeto em suas comunidades. Em seguida, houve plenária com a exposição das conclusões chegadas nos grupos.

“A relevância do seminário é o pós seminário, com a realização das rodas e o desenvolvimento do projeto em parceria com todas as pastorais sociais e entidades que se disponibilizaram a fazer a diferença na vida das mulheres’”, explica Ana Caroline, membro da Pastoral da Juventude e psicóloga.