ICJ inicia sistematização das escutas da juventude catarinense

Após promover mais de 40 2014_encontro_sistematizacaRodas de Conversa em todo o estado, o ICJ – Instituto Catarinense de Juventude realizou o Encontro de Sistematização das Rodas e Monitoramento do Projeto no último fim-de-semana, dias 26 e 27 de julho, em Caxambu do Sul-SC.
O Encontro contou com a participação de articuladores e facilitadores destas Rodas, das quatro regiões do estado em que foram realizadas.
O primeiro momento foi de partilha, em que os articuladores relataram as alegrias e dificuldades que vivenciaram na execução delas.
Posteriormente foi feito um olhar para o perfil socioeconômico dos jovens envolvidos no projeto, e então uma análise dos relatórios das Rodas de Conversa. Fez-se então um esforço de identificar quais elementos foram mais presentes nas falas da juventude, dentro das temáticas trabalhadas: o que é ser jovem, espaços que o jovem tem na comunidade e direitos e participação da juventude na sociedade.
Por fim, definiu-se a estrutura do livro que será elaborado sintetizando as escutas da juventude catarinense, bem como a forma como estas serão trabalhadas neste material.
Está prevista a publicação deste até o fim deste ano, com tiragem de 2.500 exemplares.
Para o articulador Rodrigo Szymanski, o Encontro foi muito importante por possibilitar uma visão ampla das escuta que foram realizadas com jovens de todo o estado. “Escutar a juventude é um exercício que todos que trabalham com jovens devem aprender”, finaliza.
O Encontro também teve a participação da pesquisadora goiana Sandra Oliveira, representando o Centro de Juventude CAJUEIRO de Formação, Assessoria e Pesquisa.
As Rodas de Conversa fazem parte do Projeto ConversAção, em execução pelo ICJ durante o ano de 2014. O projeto conta com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade e da MZF – Missionszentrale der Franziskaner.
2014_encontrosistematiza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *