Uma das prioridades para o biênio 2017-2018 é o projeto “Juventude na luta por seus direitos: formação e articulação da sociedade civil catarinense para a efetivação de políticas públicas de juventude”, com recursos do FNS (Fundo Nacional de Solidariedade). Para isso foram formadas quatro equipes, que trabalharam paralelo ao projeto com as demais demandas do ICJ.

Equipe de Articulação Política

Esta equipe vai atuar nos espaços já existentes, como o CONJUVE/SC (Conselho Estadual da Juventude), e na articulação de um Fórum Estadual de Políticas Públicas de Juventudes com entidades, redes e coletivos juvenis.

Equipe de referência: Rodrigo Szymanski, Tiago Arcego da Silva, Adriana Ruiz, João Sartori e Gabriel.

Equipe das Rodas de Conversas

Este grupo é responsável pela elaboração da metodologia das Rodas de Conversa sobre Políticas Públicas que serão aplicadas em diferentes cidades de Santa Catarina em 2017, além da capacitação dos facilitadores das Rodas.

A assembleia definiu pela realização das Rodas em diferentes segmentos jovens, com duas Rodas por segmento: mulheres, negros, LGBTT, rural, indígena, empresarial, encarcerada, cultural, estudantil, religiosa, trabalhadora e migrante.

O material para ser aplicado nas Rodas deve ficar pronto até maio. A capacitação será em julho e a aplicação das Rodas de agosto a novembro. A síntese do material para produção de um documento ocorrerá em 2018.

Equipe de referência: Ana Karla, Tiago Arcego da Silva, Ediane Soares da Silva, Francine Hoffman e Davi Carrer.

Equipe do Curso Virtual

A equipe vai preparar o curso, focado para conselheiros de juventude, trabalhando a temática políticas públicas. O curso deve ficar pronto até dezembro, com lançamento previsto para inicio de 2018.

Equipe de referência: Jean Davi Frainer, Rodrigo Szymanski, Emanoela Vogel e Franciele Zarpelon Correa.

Equipe Seminário Estadual

Será responsável pela organização do Seminário Estadual “Violência Juvenil no Estado de Santa Catarina”. O indicativo é para que seja trabalhado o Sistema socioeducativo. O seminário será está previamente agendado para 30 de setembro de 2017, em Criciúma.

Equipe de referência: Juliano Carrer, Rodrigo da Silva Soares e Fernanda Tofolo.